ROMA, 16 SET (ANSA) – A Prefeitura de Roma trabalha na criação de uma “chatbox” – programas que simulam uma conversa com usuários por meio de inteligência artificial, aos moldes do ChatGPT – para auxiliar turistas e cidadãos de um dos destinos mais visitados da Itália.   

“Estamos entre os primeiros no mundo a trabalhar com inteligência artificial”, disse nesta segunda-feira (16) o prefeito da “cidade eterna”, Roberto Gualtieri, de centro-esquerda, durante um seminário sobre tecnologia.   

“Para interagir com cidadãos e turistas, estamos trabalhando em uma chatbox, que apresentaremos em breve. Esperamos que se torne um instrumento importante, inclusive além da informação turística”, acrescentou Gualtieri.   

O prefeito, no entanto, não deu mais detalhes sobre a ferramenta, que pode estar disponível para o Jubileu de 2025, quando milhões de fiéis católicos do mundo todo visitarão Roma e o Vaticano.   

Em 2023, a capital italiana recebeu cerca de 21 milhões de turistas, crescimento de 8% sobre 2019, ano do recorde anterior, e a tendência é de aumento em 2024. (ANSA).