Cultura

Roma pode colocar barreiras na Fontana di Trevi

ROMA, 25 JAN (ANSA) – A Câmara Municipal de Roma, na Itália, aprovou nesta sexta-feira (24) uma moção para construir barreiras protetoras em volta da Fontana di Trevi para evitar que turistas se sentem na beira da famosa fonte.   

A moção, denominada “Respeito pelos lugares simbólicos da capital Roma”, foi proposta pelo vereador Andrea Coia, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e aprovada por 24 votos a favor, além de uma abstenção.   

Além de tentar impedir que “as pessoas se sentem à beira da fonte”, o projeto exige que postos policiais sejam colocados nas vias de acesso à Fontana di Trevi e à área do Coliseu para evitar o mau comportamento de turistas.   

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, declarou que colocar a cerca na famosa fonte da capital é “uma boa ideia”. Além disso, ela afirmou que a barreira seria semelhante às já construídas para algumas outras fontes em Roma, como a Fontana delle Tartarughe, na Piazza Mattei, e a Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona.   

Além disso, Raggi declarou que a cerca protetora não afetará o tradicional lançamento de moedas por turistas, bem como não atrapalhar a visão dos visitantes.   

“Me parece uma proposta de bom senso proteger um dos monumentos mais importantes e visitados de Roma. Espero que as superintendências do patrimônio cultural avaliem positivamente e rapidamente este projeto”, escreveu Raggi.(ANSA)