Roma inaugura estações de metrô com descobertas arqueológicas

ROMA, 16 DEZ (ANSA) – O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, inaugurou nesta terça-feira (16) duas novas estações da linha C do metrô da cidade, que ganharam o apelido de “arqueoestações” devido à grande quantidade de tesouros arqueológicos descobertos durante a construção.   

As paradas “Coliseu” e “Porta Metronia” ficam no centro histórico e exibem em seu interior alguns dos achados que estavam escondidos nos subsolos da “cidade eterna”, colocando lado a lado a modernidade das edificações de hoje e a rica história da Roma Antiga.   

As obras duraram cerca de 13 anos e foram marcadas por atrasos, em parte devido à grande quantidade de material arqueológico encontrada nas estações. “Elas são atrações turísticas e culturais completas por si só”, disse Gualtieri na inauguração.   

“O desafio era combinar um patrimônio arqueológico extraordinário com obras de engenharia. Graças a grandes projetos como este, também estamos redescobrindo camadas do passado que jamais conheceríamos”, acrescentou.   

Em fevereiro, a Prefeitura também deve abrir um museu na estação Porta Metronia para exibir ao público os restos de um quartel do século 2, além das casas de um comandante militar e de um centurião da Roma Antiga. (ANSA).