ROMA, 29 DEZ (ANSA) – A Roma anunciou a adesão ao programa da Organização das Nações Unidas (ONU) “Esportes para a Ação Climática” e reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção do clima.   

“Estamos honrados e motivados pela colaboração com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) nesta importante parte de nosso caminho rumo à sustentabilidade”, declarou o CEO do clube “giallorosso”, Pietro Berardi.   

Entre as várias metas do acordo estão a redução pela metade das emissões até 2030 e a adesão a cincos princípios fundamentais, que incluem a promoção da responsabilidade ambiental, redução do impacto climático global, educação pró-ambiental, promoção do consumo sustentável, além de apoio às ações climáticas concretas por meio da comunicação.   

Nesse sentido, o clube da capital da Itália já lançou algumas iniciativas, como playgrounds orgânicos recicláveis e a implementação de bebedouros para limitar o consumo de plástico.   

Além disso, foram adotados isolamentos térmicos e instalados pontos de recarga para veículos elétricos para reduzir o consumo de energia.   

“Estamos muito satisfeitos que a Roma se junta a nós hoje na iniciativa “Esportes para a Ação Climática”. O clube se compromete corajosamente a agir e inspirar sua comunidade do futebol ao se juntar à corrida global contra as mudanças climáticas”, destacou Lindita Xhaferi-Salihu, oficial de Engajamento do Setor da ONU para Mudanças Climáticas.   

O objetivo da iniciativa é identificar um caminho na comunidade esportiva global para fazer mudanças de longo prazo e, ao aproveitar o poder unificador do esporte, gerar conscientização e ações concretas sobre o clima.   

Em 2022, a Roma já havia assinado um protocolo com a Roma Natura, confirmando o compromisso do clube de proteger e valorizar a biodiversidade em torno de suas instalações e na cidade de Roma.   

O resultado do acordo resultou, até o momento, na plantação de 400 plantas autóctones em toda a área envolvente ao poliesportivo de Trigoria, situado perto da reserva natural de Decima-Malafede. (ANSA).