O Fortaleza é o mais novo campeão da Copa do Nordeste. Em 17 meses de trabalho de Rogério Ceni, o clube cearense faturou três títulos, sendo dois inéditos (Série B e Copa do Nordeste), sob o comando do ex-goleiro. O mais recente foi obtido, na noite desta quarta-feira, com nova vitória sobre o Botafogo-PB, por 1 a 0, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O experiente atacante Wellington Paulista, assim como no jogo de ida, foi o autor do gol, mas as atenções estavam voltadas para o técnico campeão.

“Conseguimos o nosso terceiro título e isso é importante para todos, para os jogadores e para a torcida e para mim também. Esta conquista pode nos impulsionar no Brasileirão. A parada na Copa América pode nos ajudar na recuperação, porque fizemos praticamente dez jogos seguidos e todos estão cansados. Quem sabe chega algum outro jogador para reforçar o grupo”, disse o técnico, que este ano já tinha sido campeão cearense.

Rogério Ceni, após uma breve passagem pelo São Paulo, acertou com o Fortaleza e, em um ano e sete meses, obteve o acesso à Série A do Brasileiro com direito a título inédito da Série B em 2018. Nesta temporada, o Fortaleza levantou o Campeonato Cearense e, agora, a Copa do Nordeste que garantiu vaga às oitavas de final da Copa do Brasil 2020. Neste período, o treinador realizou 86 jogos com 50 vitórias, 17 empates e 19 derrotas, um aproveitamento de 64,6%.

“Eu gosto de futebol e gosto de desafios. No Fortaleza eu me sinto muito bem. Algumas coisas eu até bato de frente, mas a gente sempre se ajeita. Às vezes você não tem toda a estrutura necessária, mas você consegue ir adiante. Para mim o mais importante são os jogadores”, explicou o ex-goleiro sobre o motivo de ter recusado propostas de outros clubes.

Ele é um ídolo pra os próprios jogadores, como revelou Osvaldo. “Ele é um papa títulos do futebol brasileiro como jogador e, agora, espero que continue assim como treinador. Ele merece”, disse o atacante, que foi campeão da Sul-americana em 2012 com o então goleiro e capitão Rogério Ceni, no São Paulo.

“Estou feliz em poder estar no melhor elenco do Nordeste que é o Fortaleza. Demonstramos nossa força. Em um ano e meio conquistamos três títulos. A gente se dedica muito para que possamos conquistar coisas grandes. Agora, é trabalhar ainda mais. Temos pouco tempo para comemorar”, completou Osvaldo.

O Fortaleza foi campeão da Copa do Nordeste com seis vitórias (quatro em casa e dois fora), quatro empates (duas como mandante e duas como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 18 gols anotados (melhor ataque) e seis sofridos. Líder do Grupo A na primeira Fase, o Fortaleza eliminou Vitória, Santa Cruz e Botafogo-PB até ser campeão da Copa do Nordeste.

“Importante ser o menos vazado da competição. Uma marca importante não só pra mim, como para o clube. Botafogo foi um grande adversário e nos recebeu muito bem aqui. Temos uma geração vencedora, o que é muito legal. A gente sabe que a conquista de hoje é importante para a sequência do ano, para que o grupo se mantenha equilibrado dentro da Série A. Porque temos uma sequência difícil, mas vamos continuar para fazer a alegria do nosso povo”, prometeu o goleiro e capitão Marcelo Boeck ao lado do filho.

“Estou feliz não pelos gols, mas por nosso time ter feito dois bons jogos, tanto lá como aqui. Nem no meu melhor sonho eu imaginava que iria fazer os gols nas duas finais. Cheguei muito bem no Fortaleza e espero que a gente continue assim no Brasileiro”, disse o veterano atacante Wellington Paulista, autor dos dois gols na final da Copa do Nordeste.

Após o apito final, os jogadores foram até a parte dos fundos do Almeidão para comemorar junto aos torcedores. Ceni abraçou a todos seus jogadores, mas depois saiu calmamente e deixou o grupo festejar com a torcida. “Fase boa que estamos passando. O grupo todo está de parabéns. A torcida do Fortaleza sempre faz espetáculo. Agora, eles podem falar que são campeões da Copa do Nordeste”, comemorou o zagueiro Roger Carvalho.

O Fortaleza, sem tempo para comemorar, voltará a campo já neste sábado, às 16 horas, para encarar o Flamengo no Engenhão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O clube nordestino ocupa a 14.ª colocação com sete pontos.