A Polícia Civil e o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) deflagraram na manhã desta quarta-feira, 9, uma operação contra um grupo de extermínio acusado de envolvimento na morte de Fábio Romualdo Mendes, assassinado em setembro de 2021. O bicheiro Rogério Andrade e Flávio da Silva Santos, presidente da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, são alvos das autoridades.

De acordo com o MP-RJ, agentes do Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) e integrantes da DHC (Delegacia de Homicídios da Capital) foram ordenados a cumprir quatro mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão.

+ Rogério Andrade autorizou sexo da esposa com seguranças, diz comparsa

+ Ministro do STF manda retirar tornozeleira eletrônica de contraventor Rogério Andrade

Os alvos do mandado de prisão são Rodrigo de Oliveira Andrade Souza, Anderson de Oliveira Reis Viana, o ex-policial militar Thiago Soares Andrade Silva e Bruno Marques da Silva, que ainda é agente da corporação. Todos foram indiciados por homicídio qualificado.

Fábio Romualdo Mendes foi executado em setembro de 2021 na Estrada dos Bandeirantes em Vargem Pequena (RJ) – cidade localizada a cerca de 45 quilômetros da capital fluminense. O homem teria sido assassinado por disputar áreas dominadas por Rogério Andrade, informou o MP-RJ. O homicídio foi encomendado por um dos denunciados que estava preso na época.

Conforme o órgão, buscas também são realizadas em endereços ligados a:

  • Rogério Costa de Andrade e Silva;
  • José William Fernandes de Assis;
  • Flávio da Silva Santos – presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel;
  • Adriano da Rocha Muniz – policial militar;
  • Márcio Araújo de Souza – chefe da segurança de Rogério Andrade;
  • Marcos Araújo de Souza – policial militar;
  • Ramon Malta Moreira – policial militar.

Flávio da Mocidade, Rogério Costa de Andrade e Silva, Adriano da Rocha Muniz e José William Fernandes de Assis são investigados por possível envolvimento no assassinato.

Segundo o MP-RJ, os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal e são cumpridos em diversos endereços no Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Maricá (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Ainda, as forças de segurança também averiguam três presídios e o 39º BPM (Belford Roxo).