CARACAS, 20 JAN (ANSA) – A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, nomeou o ex-presidente do Banco Central Calixto Ortega a chefe do Centro Internacional para Investimentos Produtivos (Ciip), cargo ocupado anteriormente pelo empresário e aliado de Nicolás Maduro, Alex Saab.
“Sua nomeação nos permitirá continuar atraindo investimentos nacionais e internacionais para o sistema produtivo nacional durante essa fase de recuperação econômica”, declarou Rodríguez sobre o novo funcionário, após ter demitido, na semana passada, Saab, que também deixou a chefia do Ministério da Indústria.
Rodríguez assegurou a Ortega que daria “todo o seu apoio ao bem-estar e à prosperidade da Venezuela”.
Na mesma mensagem, ela agradeceu a Saab por “seu comprometimento e pelo excelente trabalho que realizou”.
A demissão de Saab do governo venezuelano ocorre em meio à pressão dos Estados Unidos, que no último 3 de janeiro capturou Maduro, então presidente.
Saab, que também esteve preso nos EUA ao ser acusado de lavagem de dinheiro, foi libertado em 2023 em troca da soltura de 10 americanos que estavam detidos no país sul-americano. Tido como “laranja” de Maduro, ele assumiu o comando do Ciip e do Ministério da Indústria no ano seguinte. (ANSA).