O candidato de centro-direita Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, foi eleito presidente da Bolívia neste domingo, dia 19. Depois de 20 anos governado pela esquerda, o país terá um governante de centro-direita. Em um momento histórico, esta foi a primeira votação de segundo turno do país.
Com 91,2% dos votos apurados, Paz foi eleito com 54,5% dos votos. Ele disputava o segundo turno com o ex-presidente Jorge Tuto Quiroga, candidato de direita. Durante sua campanha, o vencedor fez a proposta de neutralizar a polarização política no país e teve ideias mais moderadas para conquistar a esquerda frustrada.
Durante um evento de campanha no mês passado, Paz disse que “a Bolívia não é socialista”. “Não queremos austeridade severa, mas uma economia forte, justa e voltada para gerar oportunidades a todos os bolivianos”, afirmou.
O vice-presidente eleito, Edman Lara, falou com os jornalistas na porta de sua casa para agradecer ao povo da Bolívia e disse que está preparado para, com o presidente eleito, “coordenar quais seriam as soluções que devem ser adotadas o mais breve possível para a crise econômica que atinge a Bolívia”.