O Mirassol foi o único clube paulista a entrar em campo neste domingo pela rodada de abertura da Série D do Campeonato Brasileiro – a quarta divisão nacional. O time do técnico Eduardo Baptista empatou por 1 a 1 contra o Bangu-RJ, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP). No total, 16 jogos foram realizados com portões fechados por conta da pandemia do novo coronavírus. Um deles foi adiado.

Miller abriu o marcador para o Bangu ainda no primeiro tempo, mas Patrick, de cabeça, deixou tudo igual na segunda etapa na cidade de Mirassol. Os rivais marcaram um ponto no Grupo A7. Esse foi um dos seis empates do domingo, que ainda teve cinco vitórias dos mandantes e cinco triunfos dos visitantes.

O Fast Clube-AM conquistou a maior goleada, até agora, da competição ao enfiar 5 a 1 no Galvez-AC, em jogo válido pelo Grupo A1 realizado na Arena da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre. Houve atraso de 20 minutos para o reinício do segundo tempo por falta de energia elétrica. No sábado, a Ferroviária-SP tinha goleado o Nacional-PR por 4 a 1, em Rolândia (PR).

No Grupo A2, o Baré-RR buscou o empate diante do Moto Club-MA por 2 a 2 aos 47 minutos do segundo tempo. Emoção maior foi vista no Grupo A3 com a vitória do Globo-RN por 2 a 1 sobre o Atlético Cajazeiras-PB, na Paraíba, aos 50 da etapa final. O Itabaiana-SE também marcou aos 50 e evitou a derrota para o ABC-RN (1 a 1) no Grupo A4.

No Grupo A7 teve emoção nos acréscimos e chuva de gols. FC Cascavel-PR e Cabofriense-RJ empataram por 3 a 3. Coutinho marcou todos os gols do clube do Rio de Janeiro, sendo o último aos 49 minutos da segunda etapa.

COVID-19 NA SÉRIE D – Alguns clubes sofreram com o surto da covid-19 antes da estreia. O Guarany, de Sobral (CE), aliás, sequer estreou contra o Salgueiro-PE. Segundo a CBF, “12 jogadores entre os 24 inscritos testaram positivo. Dos 12 atletas restantes, apenas nove estavam em condições de jogo”.

O Palmas-TO, no entanto, não teve a mesma clemência da entidade. O clube tocantinense confirmou oito casos no elenco e ficou com só 17 jogadores aptos a entrar em campo. Em campo, em Nova Lima (MG), derrota para o Villa Nova-MG por 3 a 1.

Na Caldense-MG, seis atletas, o técnico Marcus Paulo Grippi e o auxiliar técnico Guga também foram contaminados. O clube mineiro também teve negado pedido da CBF para adiamento, foi para o jogo com 13 jogadores disponíveis e perdeu do Brasiliense-DF por 3 a 1, no Distrito Federal. Houve ainda quatro casos no Atlético Cajazeiras, incluindo o técnico Éderson Araújo. Eles estão assintomáticos e isolados.

Confira a 1.ª rodada da Série D do Brasileiro:

Sábado

Jacyobá-AL 2 x 2 Central-PE

Real Noroeste-ES 2 x 1 Goiânia-GO

Portuguesa-RJ 3 x 0 Toledo-PR

Pelotas-RS 1 x 0 Marcílio Dias-SC

Juventude-MA 4 x 0 Santos-AP

Nacional-PR 1 x 4 Ferroviária-SP

América-RN 0 x 0 Campinense-PB

Tupynambás-MG 2 x 1 Bahia de Feira-BA

União-MT 0 x 0 Águia Negra-MS

Aparecidense-GO 1 x 2 Operário-MT

Joinville-SC 1 x 1 Novorizontino-SP

Goianésia-GO 2 x 0 Vitória-ES

São Caetano-SP 0 x 1 Caxias-RS

Rio Branco-AC 2 x 1 Independente-PA

Atlético Alagoinhas-BA 0 x 1 Gama-DF

Domingo

Bragantino-PA 3 x 1 Vilhenense-RO

Brasiliense-DF 3 x 1 Caldense-MG

Potiguar-RN 0 x 0 Freipaulistano-SE

Altos-PI 0 x 1 São Raimundo-RR

Ji-Paraná-RO 1 x 1 Atlético Acreano-AC

Sinop-MT 0 x 2 River-PI

Afogados-PE 1 x 0 Floresta-CE

Atlético Cajazeiras-PB 1 x 2 Globo-RN

Vitória da Conquista-BA 2 x 0 Coruripe-AL

Itabaiana-SE 1 x 1 ABC-RN

Villa Nova-MG 3 x 1 Palmas-TO

FC Cascavel-PR 3 x 3 Cabofriense-RJ

Tubarão-SC 0 x 1 São Luiz-RS

Baré-RR 2 x 2 Moto Club-MA

Galvez-AC 1 x 5 Fast Clube-AM

Mirassol-SP 1 x 1 Bangu-RJ

Guarany de Sobral-CE x Salgueiro-PE (adiado)