Para que Robson Conceição enfrente Oscar Valdez é preciso que o pugilista brasileiro apareça primeiro no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), organização na qual o boxeador mexicano é o campeão. Atualmente, entre as quatro principais organizações do boxe mundial, o campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016 só está ranqueado na Organização Mundial de Boxe (OMB), em 15.º lugar.

As negociações continuam e as duas partes querem a luta. A razão é porque Valdez (29 vitórias, sendo 23 por nocaute, e nenhuma derrota), de 30 anos, integrante da equipe olímpia do México nas Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012, gostaria de se vingar de uma derrota no amador diante de Robson Conceição ocorrida na final dos Jogos Pan-Americanos de 2009 na Cidade do México, quando o brasileiro ganhou a medalha de ouro.

Atualmente com 32 anos, Robson Conceição tem um cartel de 16 lutas como profissional desde a conquista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Está invicto até agora com 16 vitórias, sendo oito por nocaute.

Na quarta-feira, a Top Rank, empresa que cuida da carreira dos dois lutadores, anunciou eventos de boxe para o mês de junho. Um provável duelo Oscar Valdez x Robson Conceição poderá ser disputado em agosto ou setembro.