Campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016, o boxeador Robson Conceição voltou a perder a chance de se sagrar campeão mundial, na madrugada desta sexta-feira. O brasileiro empatou com o mexicano Emanuel Navarrete e ficou sem o cinturão dos pesos superpena (até 59kg) da Organização Mundial de Boxe (WBO, na sigla em inglês), em Las Vegas.

O empate refletiu o equilíbrio da luta do começo ao fim, ao longo de 12 rounds. De acordo com os juízes, o placar terminou em 114-112, 113-113, 113-113. Com a igualdade, o cinturão permanece com o rival mexicano. Foi a terceira vez que Conceição disputou o título mundial, sem sucesso.

Ele esperava repetir no boxe profissional o sucesso que teve na modalidade amadora, quando precisou participar de três edições dos Jogos Olímpicos para chegar a tão sonhada medalha de ouro. Se tivesse faturado o cinturão, o boxeador baiano entraria para um seleto grupo de lutadores que foram campeões olímpicos e mundiais, caso de Muhammad Ali e George Foreman.

“Foi uma luta muito difícil, mas estou feliz, sei o que fiz hoje. Merecemos uma revanche para competirmos melhor, treinarmos melhor e fazermos uma luta melhor”, comentou o brasileiro ao fim do confronto.

Com o resultado, o brasileiro soma agora 17 vitórias, duas derrotas e um empate e uma luta sem resultado em seu currículo como boxeador profissional.