Uma nova geração de robôs gigantes que mudam de forma, projetados para trabalhar em locais de construção e zonas de desastre, foi apresentada no Japão.

Os robôs estilo Transformer, apelidados de Archax, podem crescer até quase três vezes a altura de um homem em suas pernas de quatro rodas.

Projetadas pela Tsubame Industries em Tóquio, as máquinas também podem assumir diferentes formatos para se adequar a qualquer situação.

Os bots movidos a bateria vêm com um par de braços laterais e são controlados por um piloto humano sentado dentro do corpo da máquina.

Segundo a mídia japonesa, as máquinas também terão cabeça móvel (esquerda e direita), cintura (esquerda e direita), ombros (para cima e para baixo), cotovelos, pulsos e dedos.

Os projetistas dizem que cada máquina pesa 3,5 toneladas e tem 4,5 metros de altura no modo robô. Ele pode então encolher para 3,9 metros de altura quando no modo veículo, com os operadores usando joysticks e pedais estilo jogo.

Nomeado em homenagem ao dinossauro arqueoptérix aviário, o Archax será apresentado no Japan Mobility Show de alta tecnologia nesta quinta-feira, 26.

O bot é ideia do presidente da Tsubame, Yoshida Ryo, 25, que estudou projetos de mãos robóticas na universidade. Ele planeja construir e vender cinco das máquinas para o abastado fã de robôs, ao preço de 400 milhões de ienes (R$ 13.290.000) cada.

No entanto, Yoshida espera que um dia os robôs possam ser usados ​​para assistência em desastres ou na indústria espacial. Possui nove câmeras que captam imagens ao vivo que podem ser transmitidas aos quatro monitores da cabine para o operador.

Plásticos reforçados com fibra foram usados ​​no exterior do robô, e uma empresa siderúrgica construiu a estrutura da máquina. Dentro de sua estrutura em liga de ferro/alumínio, o Archax oferece 26 pontos de articulação, com painéis de carroceria confeccionados em plástico FRP e ASA.

Tsubame lançou um teaser de “visualização dinâmica” em terceira pessoa para o Archax através de seu canal no YouTube em agosto.

Em outros lugares, a Amazon fabricou um exército de robôs empilhadores de prateleiras que irão “trabalhar em colaboração com as pessoas”.

Com pouco menos de um metro e oitenta de altura, os trabalhadores assustadores têm pernas longas e articulações dos joelhos voltadas para o lado errado, tornando a visão ameaçadora.

No início deste ano, os cientistas revelaram planos para enviar uma cobra-robô em busca de vida em uma das luas de Saturno .

Os pesquisadores revelaram que o robô alongado deslizaria por terrenos sobrenaturais por meio de rodas giratórias ao longo de seu corpo.