A Roblox anunciou que permitirá aos seus usuários vender “conjuntos de avatares completos e cabeças individuais” que eles tenham criado até o final desta semana, conforme informado num post nos seus fóruns de desenvolvedores (de acordo com um artigo da VentureBeat). A linha recém-adicionada de produtos virtuais criados por usuários, conhecida como Conteúdo Gerado pelo Usuário, tem o potencial de possibilitar a mais pessoas construir empreendimentos dentro da plataforma da Roblox, o que, por sua vez, poderá dissuadi-las de migrar para plataformas concorrentes no metaverso, como o Horizon Worlds da Meta ou o Fortnite da Epic Games.

No entanto, existem algumas restrições a respeito do que os usuários podem vender. Tanto os avatares completos como as cabeças devem estar em conformidade com as diretrizes da comunidade da empresa, seguir as políticas de mercado e passar por avaliações proativas para evitar violações de propriedade intelectual da Roblox, a fim de evitar a comercialização de réplicas óbvias, como um avatar muito similar ao personagem Shrek. Além disso, os conjuntos de avatares precisam incluir “camadas de modéstia”, uma restrição bem-vinda para uma plataforma que tem grande adesão entre crianças. As partes vendáveis precisarão respeitar limites de tamanho máximo e mínimo para garantir um funcionamento adequado em diversas experiências virtuais.

Para incentivar os criadores a venderem conjuntos de avatares e cabeças, a Roblox informou que não haverá “taxa de envio e preço mínimo” para esses produtos. (Normalmente, acessórios e roupas têm uma taxa de envio de 750 Robux, conforme informações na página oficial da Roblox.) Os criadores receberão 30% do valor da venda de um conjunto de avatar ou cabeça, enquanto 40% adicionais serão direcionados ao proprietário do espaço virtual onde os itens foram vendidos. Portanto, caso você desenvolva a sua própria experiência na Roblox e venda um conjunto de avatar ou cabeça nessa experiência, receberá 70% do valor da venda.

Apesar de encorajar os criadores a produzirem e venderem conjuntos de avatares em edições limitadas, a Roblox atualmente não permite a criação de conjuntos de avatares ou cabeças em edições limitadas (ainda é um tanto estranho). Entretanto, parece que isso pode mudar no futuro. A Roblox afirmou: “Ouvimos o feedback de vocês e planejamos adicionar a capacidade de limitar a disponibilidade de conjuntos de avatares e cabeças, permitindo sua venda em grupos e também como parte de pacotes com acessórios ou roupas. Fiquem atentos para futuras atualizações.”

A Roblox disponibiliza diversas formas para os criadores monetizarem seu trabalho na plataforma, incluindo assinaturas de servidores privados e a inclusão de “anúncios imersivos” nas suas experiências virtuais. A empresa também está trabalhando em ferramentas que permitirão aos desenvolvedores oferecer assinaturas dentro das suas criações. O CEO da Roblox, David Baszucki, participará do evento Code em setembro, onde talvez abordará mais detalhadamente os esforços de monetização da plataforma.