Robert De Niro recebe na Itália mais alta honraria civil de Roma

ROMA, 6 NOV (ANSA) – O ator ítalo-americano Robert De Niro, um dos maiores astros de Hollywood, recebeu nesta quinta-feira (6) a chamada “Lupa Capitolina”, a mais alta honraria civil de Roma.   

O astro de 82 anos, conhecido por filmes como “O Poderoso Chefão II”, “Touro Indomável” e “Os Bons Companheiros”, recebeu a premiação das mãos do prefeito da capital italiana, Roberto Gualtieri, em uma cerimônia na Cidade Eterna.   

De Niro, natural de Nova York, nos Estados Unidos, foi homenageado “pelo valor cultural e artístico de uma carreira que moldou a história do cinema mundial”.   

“Roma presta homenagem a um artista extraordinário, capaz de transcender gêneros e épocas, com uma versatilidade que se tornou referência no cinema contemporâneo. De Niro é uma figura emblemática, um protagonista absoluto que ajudou a escrever a história da tela prateada, encantando o público com atuações inesquecíveis”, afirmou Gualtieri.   

O ator, descrito como uma “fonte de inspiração para artistas de todas as gerações”, afirmou que a capital italiana “é mais do que uma cidade, é uma obra de arte viva”.   

“Cada rua e cada pedra contam uma história. Ser reconhecido aqui, em um lugar que tanto deu ao mundo, é verdadeiramente emocionante. Minha família tem raízes na Itália, então este reconhecimento tem um significado pessoal para mim”, disse De Niro, acrescentando que “sempre sentiu uma profunda conexão” com o país.   

O pai de De Niro, que também era artista, tinha ascendência italiana e irlandesa, e seu avô paterno era natural da região de Molise, no sul do país europeu. (ANSA).