Uma advogada e um cliente foram mortos a tiros logo após saírem de uma delegacia em Santo Antônio (RN), município que fica a cerca de 76 quilômetros de Natal, durante a tarde da terça-feira, 30. Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, teria ido ao local defender Janielson Nunes de Lima, conhecido como “Gordinho da Batata”, de 25, que havia sido detido e posteriormente liberado pelos policiais como suspeito do assassinato de um vaqueiro no domingo, 28.

+ PA: Advogada é encontrada morta em carro; polícia investiga caso

+ Feminicídio: advogada é encontrada morta dentro do carro por homem que tinha acabado de conhecer

No momento em que compareceu à delegacia, a advogada efetuou uma publicação no Instagram em que escreveu: “A sociedade e a sua mania de condenar um indivíduo apenas com base no ‘disse me disse’”. Em contato com a IstoÉ, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirmou que Janielson havia sido preso pela Polícia Militar em Arez (RN), cidade que fica a 45 quilômetros de Santo Antônio, como suspeito.

As autoridades constataram que não havia evidências que comprovassem a participação de Janielson no crime em questão e o liberaram. O cliente e a advogada teriam entrado no carro e ido embora, entretanto, a cerca de um quilômetro da delegacia, homens em duas motocicletas alvejaram o veículo. A Polícia Civil informou que o crime está sendo investigado e apurado pelas forças de segurança.

Em nota, a OAB-RN (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte) manifestou profunda indignação com o assassinato de Brenda dos Santos Oliveira. “A advogada estava em pleno exercício de sua profissão quando sofreu um ato de violência injustificável”. A instituição ainda declarou que uma comissão irá acompanhar o inquérito policial. “O crime, […] além de uma violência bárbara, é um ataque direto ao Estado Democrático de Direito”, completou.

A ANACRIM-RN (Associação Nacional da Advocacia Criminal) também demonstrou indignação com a ocorrência enquanto a falecida exercia “seu papel constitucional”. Por meio das redes sociais, conhecidos demonstraram pesar com a notícia da morte de Brenda. “Sem acreditar na sua partida, amiga linda!”, escreveu a advogada Jandayna Serpa. O corpo da vítima será velado na tarde de quinta-feira, 1º, em Santo Antônio.