RJ: operação da PM na Avenida Brasil deixa três mortos e dois feridos

RJ: tiroteio fecha Avenida Brasil durante operação da PM; passageiro de ônibus é baleado na cabeça
Operação da Polícia Militar Foto: Reprodução/TV Globo

Três homens morreram e outras três pessoas ficaram feridas durante uma operação policial no Complexo de Israel, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 24, segundo a Polícia Militar (PM). Uma pessoa foi presa e duas granadas foram apreendidas.

Durante a ação, que mirava criminosos que atuam no roubo de carros e cargas, houve trocas de tiros e, por conta disso, a Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, zona norte do Rio de Janeiro, precisou ser fechada.

Segundo o telejornal “Bom dia RJ”, os criminosos atearam fogo em vários carros e em barricadas na tentativa de impedir a chegada da polícia.

Por meio de nota enviada ao site IstoÉ, a Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que três pessoas baleadas deram entrada no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Paulo Roberto de Souza, de 60 anos, atingido por um disparo na cabeça, chegou morto à unidade de saúde. Alayde dos Santos Mendes, 24, foi atingida de raspão na coxa direita e já recebeu alta. Geneílson Eustaque Ribeiro, 49, teve perfuração no crânio e precisou ser transferido ao Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico.

De acordo com “O Globo”, Geneílson não resistiu. Ele trabalhava para a empresa Velocitta, especializada em transportes e fretes, e foi baleado na cabeça enquanto passava por  um dos acessos da Avenida Brasil, entre a via expressa e a Rodovia Washington Luiz.

A outra vítima fatal foi Renato Oliveira Alves Reis, de 48 anos, também atingido por um tiro na cabeça quando estava sentado em um banco do ônibus 493 (Central x Ponto Chic). Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Federal de Bonsucesso em estado gravíssimo.

Um homem, que não teve a identidade revelada até o momento, levou um tiro no antebraço esquerdo, foi atendido no Hospital de Bonsucesso e recebeu alta. Já Pedro Henrique Machado Moreno de Souza, de 27 anos, acabou sendo ferido nas nádegas e encontra-se internado em uma unidade de saúde sob escolta policial.

A empresa Rio Ônibus informou que 20 linhas tiveram que desviar as rotas por conta da operação policial. Devido ao confronto intenso nas proximidades da estação Cordovil, o ramal Saracuruna vai operar apenas no trecho entre Central do Brasil e Penha.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres suspenderam o funcionamento nesta manhã.

A Secretaria Estadual de Educação comunicou que, até o momento, a escola da rede estadual na região precisou ser fechada.

Ao telejornal “Bom dia Rio”, a porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudia Moraes, afirmou que a operação teve de ser interrompida antes do previsto devido à forte resistência dos criminosos.