Um terreiro de umbanda foi incendiado na manhã do último domingo (6) em Nova Iguaçu (RJ). O cozinheiro Emilson de Souza Furtado, de 50 anos, é o pai de santo da Tenda Espírita Pai Joaquim da Angola. Ele estava no trabalho e soube do incêndio por meio de uma ligação de uma filha de santo que mora em frente ao terreiro e viu quando a fumaça começou. As informações são do jornal O Globo.
“Ela correu para ver e o fogo já estava lambendo tudo. Ela disse que viu um buraco e vestígios de pano queimado. Imagino que alguém fez buraco e colocou pano para incendiar. Eu apago as luzes e nem deixo vela acesa”, contou ao O Globo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo durou quase duas horas até ser combatido. Pai Emilson de Iemanjá, que tem o terreiro há 18 anos, registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
“Quero que a polícia descubra. Nos fundos do terreiro, tem um descampado abandonado. Fica cheio de mato lá para trás. Ninguém vê. Foi no buraco da parede dos fundos que começou o fogo”.