Moradores de comunidades do Rio de Janeiro relataram em entrevista à TV Globo que milicianos e traficantes que dominam as regiões determinam o preço de tudo. Além da insegurança, os moradores também convivem com ameaças ao tentar comprar certos produtos fora das comunidades.

O preço do botijão de gás, por exemplo, chega a ser R$ 30 mais caro nas regiões dominadas pelos criminosos. Ainda de acordo com os moradores, os milicianos percorrem as comunidades de moto e coagem quem tenta burlar as regras impostas por eles.

Segundo o G1, os relatos são de moradores de Rio das Pedras, da Muzema, do Pavão-Pavãozinho, do Parque da Cidade e da Tijuquinha.

“Aqui na nossa região o monopólio do gás é um absurdo. É o preço que a milícia dita. Vivemos a ditadura do gás. Eu não acredito que as autoridades não enxerguem isso. Estamos à mercê deles. Um botijão a R$ 120. Isso é um absurdo”, desabafou um morador em entrevista à TV Globo.

Procurado pela TV Globo, o governo do Rio de Janeiro informou que vai lançar o programa batizado de “Cidade Integrada” no dia 25 de janeiro, mas não deu detalhes sobre a iniciativa. Já a Polícia Civil disse que vai continuar fazendo operações em comunidades para combater a ação de traficantes e de milicianos.