Moradores do Complexo do Alemão e da Maré foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (22) com uma operação conjunta de agentes do Bope e do Batalhão de Operações da Polícia Militar. Ambas as comunidades estão localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Após o intenso tiroteio compartilhado nas redes sociais, alguns moradores gravaram vídeos e postaram para mostrar o estrago que o “Caveirão”, veículo blindado utilizado pelo Bope, fez ao passar nas ruas das comunidades.
“Olha o blindadão ai. Olha o que trabalhador ganha [aponta para o carro]. Olha o que o blindado fez com meu carro ai!”, disse o morador.
E continua: “Olha o que o blindado fez com meu instrumento de trabalho. Jogou meu carro no poste e acabou com meu carro todo rapaziada”.
https://twitter.com/FCNRRJ/status/1385291233946439681
Em nota, a Polícia Militar afirmou que realiza uma operação nas comunidades do Alemão, Fazendinha e Nova Brasília para reprimir o conflito entre facções criminosas rivais. Para a PM, a ação ocorre dentro dos princípios de excepcionalidade visando a preservação da ordem pública, e comunicada ao Ministério Público, conforme apurado pelo G1.
Nas redes sociais, moradores publicaram relatos e imagens da ação policial.
DESTRUIÇÃO E TERROR NO COMPLEXO DO ALEMÃO.
Uma operação da elite das polícias cariocas iniciada as 06h da manhã cria uma rotina de desespero entre moradores e moradoras.
Alguns moradores tiveram casas invadidas e seus veículos destruídos pelos Caveirões. pic.twitter.com/eGfgUsBfBH
— Coletivo Papo Reto (@CPapo_Reto) April 22, 2021