A candidata a vereadora pelo Rio de Janeiro (RJ), Monica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco, foi uma das eleitas para a Câmara Municipal. De acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata recebeu 22.919 votos.

“Estamos eleitas! A Câmara Municipal terá uma vereadora assumidamente lésbica! Agradeço imensamente às mais de 22 mil pessoas que votaram por um futuro mandato feminista e antifascista para a Câmara Municipal do Rio! Vamos transformar essa cidades juntas!”, escreveu Monica após a divulgação do resultado das eleições no Rio.

Monica concorreu ao cargo pelo PSOL, mesmo partido que elegeu Marielle para a Câmara Municipal, em 2016. Socióloga e ativista de direitos humanos, a ex-vereadora foi assassinada aos 38 anos de idade em uma emboscada no centro da capital fluminense, no dia 14 de março de 2018.

Um dia antes das eleições, Monica chegou a receber apoio internacional a sua candidatura. Nas redes sociais, Roger Waters publicou um vídeo em que aparece pedindo votos para a viúva de Marielle Franco. “Retire o Brasil dos assassinos e bandidos, dos milicianos, e devolvam-no ao povo”, disse, em português, o ex-baixista e líder do Pink Floyd.