Após uma denúncia anônima, o Conselho Tutelar encontrou um menino, de 4 anos, abandonado dentro de casa na quinta-feira (22), em Volta Redonda (RJ). De acordo com o conselheiro tutelar de plantão, o menino estava sozinho vivendo em condições precárias.

A porta do imóvel, que era alugado, foi aberta pela proprietária. “Ao abrir a porta, vimos que a criança estava num local totalmente precário, em situação de abandono, além do cárcere privado. Não tinha água, luz, geladeira, nem fogão. O quarto não tinha cama. O menino dormia no chão, entre roupas jogadas. Ele estava aparentemente muito magro. As condições eram insalubres”, descreveu o conselheiro tutelar Bruno Nicolau ao G1.

Conforme o Conselho Tutelar, a mãe do menino é falecida e a responsabilidade pela criança é do pai e da madrasta, que ainda não foram localizados. A criança passa bem e foi entregue a um parente. Por questões de segurança, não foi divulgado com qual familiar o menino ficou, que deve ser orientado sobre os procedimentos para obtenção da guarda definitiva.

“Pegamos a criança e, inicialmente, encaminhamos para a sede do Conselho Tutelar. Em seguida, procuramos saber se a criança tinha família. Encontramos familiares maternos e paternos e fizemos o encaminhamento, que é o que indica o Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou Bruno ao G1.

Um boletim de ocorrência foi feito na delegacia de Volta Redonda. Segundo o delegado de Volta Redonda, Edézio Ramos, os pais devem responder por omissão. Segundo o G1, a criança vai passar por acompanhamento médico, psicólogo e de um assistente social.