RJ: Ex-vice-presidente da Câmara de Nilópolis é condenado a cinco anos de prisão por integrar milícia

Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou nesta sexta-feira (24) que o vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus (PSD), conhecido como Maurinho do Paiol, que atuava como vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ) foi condenado a cinco anos de prisão por integrar uma milícia.

Além dele, outras 14 pessoas que faziam parte da organização criminosa foram condenadas. Isso ocorreu após a Justiça acatar o pedido feito pelo MP-RJ por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal.

Vale relembrar que Maurinho foi preso em março de 2022 durante a Operação Hoste, da Polícia Federal, que investigava a atuação da milícia na região. Na sequência, ele foi afastado do cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis.

Relembre o caso

De acordo com as investigações, Mauro integrava a milícia de Luís Antônio da Silva Braga, irmão do miliciano Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko.

O vereador é apontado como chefe da parte da milícia de Luís que comanda o município de Nilópolis.

Na região, o grupo paramilitar atua em alguns serviços, como piratear a TV por assinatura (conhecida como gatonet), vender botijões de gás, comercializar de forma ilícita alguns cigarros e controlar os pontos de mototáxi.

Na época em que foi detido, Mauro negou a sua participação no grupo paramilitar.