Na quarta-feira (30), a Polícia Civil prendeu o paramilitar Emanoel da Silva de Lima no bairro Cabuçu, na Baixada Fluminense (RJ). Ele é suspeito de chefiar o Grupo de Ações Táticas (GAT) da milícia comandada por Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera. Samuca, como é chamado, também integrava o grupo “Liga da Justiça”, por isso tem a tatuagem do símbolo do Batman. As informações são do jornal Extra.

A Polícia Civil informou que Emanoel tinha a função de supervisionar as áreas comandadas por Tandera. Ele também era encarregado de coibir as ações de grupos milicianos rivais e traficantes.

Tatuagem

Conforme as investigações, Samuca integrava a milícia conhecida como “Liga da Justiça”, que foi um dos maiores grupos paramilitares do Rio de Janeiro.

A organização criminosa era comandada pelo ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como “Batman”. O grupo chegou ao fim em 2008, quando o seu líder foi preso.

Ricardo segue detido no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Em homenagem ao antigo grupo, Emanoel tatuou próximo ao ombro esquerdo o símbolo do Batman de 1989, do filme dirigido por Tim Burton.

Prisão

Emanoel foi detido durante uma operação realizada pelos agentes da Força-Tarefa da Polícia Civil, Delegacia de Serviços Delegados (DDDSD), Divisão de Capturas da Polícia Interestadual (DC-Polinter) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Ele deve responder pelos crimes de porte ilegal de armas e constituição de milícia privada. Emanoel da Silva de Lima foi encaminhado à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), onde permanece à disposição da Justiça.