O busto de Nelson Rodrigues foi furtado do local onde o escritor e jornalista está enterrado, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a S.O.S. Patrimônio, o objeto que é feito de bronze e pesa cerca de 45 quilos teria sido levado durante o final de semana do dia 20, no que representa uma grande perda cultural. As informações são do Bom Dia Rio.

+ GCM prende suspeitos de furtar 32 peças no Cemitério São Paulo

+ No Mato Grosso, polícia investiga roubo de combustível de cemitério

Nelson Rodrigues foi um renomado escritor e jornalista brasileiro que morreu em 1980, e foi enterrado no Cemitério São João Batista. Como homenagem, um busto de bronze havia sido esculpido ao autor, que mostrava o homem com uma máquina de escrever, principal objeto de trabalho utilizado pelo falecido, e uma das mãos na cabeça, representando que ele estaria pensando no que iria escrever.

De acordo com José Marconi, um dos fundadores da S.O.S. Patrimônio, é um absurdo uma peça de 45 quilos desaparecer, embora casos similares já tenham acontecido no mesmo cemitério anteriormente, como uma estátua de 300 quilos levada há cerca de dois meses. “É uma perda enorme, histórica, cultural e artística. A cidade fica cada vez mais pobre em relação a toda a nossa história e memória”, afirmou o homem.

A Polícia Militar declarou que não foi acionada para a ocorrência, mas que o policiamento na área foi reforçado.