A “rivalidade amigável” entre Kendrick Lamar e Drake alcançou um novo capítulo desde que o rapper canadense processou a gravadora do hit “Not Like Us” por difamação. Agora, uma juíza federal está analisando a letra da música e a “natureza das batalhas de rap” a fim de chegar a um veredito.
+ Kendrick Lamar vence Grammy de Gravação do Ano com ‘Not Like Us’
+ Kendrick Lamar recebe SZA e canta sobre briga com Drake no intervalo do Super Bowl
Drake processou a “Universal Music Group” — gravadora dos dois rappers — por causa de “Not Like Us” em novembro de 2024. Ele alega que a empresa publicou e promoveu uma música que ele considera caluniosa, que por sua vez, argumenta que a letra faz parte da tradição de rap – com diversos insultos.
A juíza responsável pelo caso ainda não apresentou uma decisão quanto ao processo. Durante uma audiência em Nova York na última segunda-feira, 30, ela questionou possíveis intepretações do hit: “Quem é o ouvinte comum? É alguém que vai captar todas essas referências? Há tanta especialização e nuances nessas letras.”
Nenhum dos artistas compareceu à audiência.
“Not Like Us”
Vencedora do Grammy de “Música do Ano” em janeiro de 2025, “Not Like Us” é apenas uma das diversas diss tracks – música criada com o objetivo de insultar ou criticar outra pessoa – trocada entre os dois rappers.
Na faixa em questão, Lamar acusa Drake de ser um “colonizador” e ainda fala sobre sua vida sexual. Em certo trecho, ele diz: “Fala, Drake, ouvi dizer que você gosta de jovens, é melhor você nunca ir para o bloco de celas um”, em referência à gíria da prisão para “pedófilos”. O canadense nega a implicação.
Ver essa foto no Instagram