Líder do Brasileirão, o Santos volta suas atenções nesta quinta-feira (28) para a Copa Sul-Americana. O peixe vai enfrentar no Unión La Calera, do Chile, no estádio Sausalito pela fase de grupos do torneio organizado pela Conmebol.

Com pouca tradição no futebol internacional, o clube chileno nasceu da fusão do Club de Deportes Cóndor, Club de Deportes Calera Comercio e Club de Deportes Tifón. Dessa forma, a junção fez surgir o Club de Deportes La Calera em 1954. Após o trio, o clube ainda se uniu com o Deportes Melón, este por sua vez já tinha sido resultado de outra fusão com o Club de Deportes Cemento Melón e o Club de Deportes Minas Navío.

Além disso, o clube das cores verde, azul, branco e vermelho é conhecido por ter revelado o zagueiro “Don” Elías Figueroa, ídolo chileno e do Internacional. Outro fato curioso sobre o time é o apelido de “cementeros”. Os torcedores são chamados assim por conta do Cemento Mélon, clube que se fundiu ao Unión e era de uma fábrica de cimento. Por isso, a equipe foi chamada de “La Maquina Cementera”.

Contudo, para o confronto com o Santos, o time chileno está sem treinador, pois demitiu o argentino Martín Anselmi, auxiliar Miguel Ángel Ramírez no Independiente Del Valle. Após 15 partidas e apenas uma vitória no Campeonato Chileno, o treinador não resistiu e perdeu o cargo.