Coluna: SóNuvem

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Rival do ChatGPT, Claude ganha nova versão

Cérebro inteligência artificial
Foto: Freepick

A Anthropic – startup de IA considerada umas das principais concorrentes da OpenAI, do ChatGPTanunciou nesta semana uma nova versão de seu modelo de linguagem Claude. A nova família Claude 3 inclui três modelos Claude 3 Haiku (básico) Claude 3 Sonnet (intermediário) e Claude 3 Opus (o mais poderoso).

Segundo dados da própria empresa, o Claude 3 Opus supera as versões mais avançadas do ChatGPT e do Google Gemini em tarefas matemáticas e lógicas. Ainda segundo a Anthropic, o modelo intermediário Sonnet é duas vezes mais eficiente do que o modelo anterior Claude 2.

O Claude 3 também erra menos do que seu antecessor. Segundo a Anthropic, as chamadas “alucinações” e as situações em que o modelo não sabe responder as perguntas caíram pela metade. O Claude 3 está disponível na nuvem da AWS por meio do Amazon Bedrock e em preview fechado na nuvem do Google Cloud, por meio do Vertex AI.

Fundada pelos irmãos Dario Amodei e Daniela Amodei – ambos ex-funcionários da OpenAI – a Anthropic recebeu no ano passado investimentos de US$ 4 bilhões da Amazon e de US$ 2 bilhões do Google. Assim, a startup se consolidou como uma das maiores apostas destas gigantes contra a Microsoft, parceira da OpenAI. Desde o lançamento do ChatGPT no fim de 2022, os grandes players de nuvem vêm competindo para fornecer ferramentas de IA generativa para seus clientes.