MOSCOU, 14 JUN (ANSA) – No dia da abertura da Copa do Mundo de 2018, a Justiça da Rússia libertou o blogueiro de oposição Alexei Navalny, adversário mais notório do presidente Vladimir Putin e que estava preso havia 30 dias.   

Navalny tinha sido detido em maio passado e condenado por violações à lei que regulamenta manifestações no país. No dia 5 daquele mês, o opositor convocara uma série de protestos contra a posse de Putin para seu quarto mandato presidencial. Na ocasião, mais de mil pessoas foram presas.   

Ao sair da cadeia, Navalny ainda ironizou o local onde estava detido, afirmando que ele foi transformado em uma “carroça de primeira classe” com “televisões de LCD” para não fazer feio ao “prender torcedores ingleses bêbados”.   

No ano passado, Navalny convocou uma série de protestos na Rússia e acabou detido em alguns deles. Ele planejava disputar as eleições de 2018, mas acabou impedido pela Justiça de se candidatar por causa de uma condenação a cinco anos de prisão por corrupção. (ANSA)