Uma das muitas candidatas ao pódio olímpico no salto com vara, Ekateríni Stefanídi, da Grécia, ganhou neste sábado a medalha de ouro no Campeonato Europeu, importante teste antes da Olimpíada do Rio que está sendo realizado em Amsterdã, na Holanda. A grega passou o sarrafo mais uma vez acima de 4,80 metros, desta vez vencendo com 4,81 metros, recorde do campeonato.

Stefanídi tem 4,86 metros nesta temporada e é a segunda do ranking mundial, só atrás da brasileira Fabiana Murer. A russa Yelena Isinbayeva já saltou 4,90 metros na temporada, mas seu resultado não consta na lista da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) porque a Rússia está suspensa.

Por enquanto, só Stefanídi (três vezes) e a norte-americana Sandi Morris (outras três) conseguiram mais de um resultado acima de 4,80 metros nesta temporada. De qualquer forma, contando com duas russas, já são nove saltadoras acima dessa marca, que, em 2014, deu a Fabiana Murer a liderança do ranking mundial.

No Europeu, a alemã Lisa Ryzih saltou 4,70 metros para ficar com a prata, enquanto que a sueca Angelica Bengtsson, que tem dupla nacionalidade brasileira (a mãe é brasileira), terminou com o bronze com 4,65 metros.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias