Saúde da mulher

Rituais de beleza melhoram pele, autoestima e saúde mental; saiba como

Crédito: Unsplash

Cuidar da aparência é muito importante para a autoestima e, por isso, quando reservamos um tempo do nosso dia para relaxar e cuidar da pele, cabelo, unhas e corpo, nos sentimos física e emocionalmente bem. Segundo Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO da Ellementti Dermocosméticos, e Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab, alguns cosméticos podem intensificar esse bem-estar, baseados em suas composições e sensações geradas a partir do uso.

Anvisa dá selo de qualidade para calçado que melhora a saúde dos seus pés

Nutricionista ensina 8 lanches práticos para facilitar sua vida

Os óleos essenciais, por exemplo, estão entre os responsáveis por ajudar no relaxamento e naquele sentimento bom de cuidado consigo mesmo, afirma Fernanda. “A sensação de bem-estar vem por meio da ativação de nossos sentidos. O visual pela cor do produto, o tato por meio das texturas – que, quanto mais diferenciadas e macias, mais agradáveis – e o olfato por meio do aroma do produto, que pode oferecer ainda mais benefícios se contiver óleos essenciais. Eles aguçam ainda mais nossos sentidos e podem ter efeitos relaxantes, por meio da lavanda, por exemplo”, explica.

Um produto que também oferece uma boa sensação de bem-estar são as águas termais ou dermatológicas, que também contam com aromas agradáveis e despertam uma sensação diferente de frescor”, continua a profissional. Dentre os óleos essenciais, o de camomila azul,  alecrim, hortelã, cipreste, ylang-ylang e patchouli são os que mais despertam os sentidos. 


+ Pastor é processado por orar pela morte de Paulo Gustavo
+ Vídeo: Aluno é flagrado fazendo sexo durante aula da UFSC
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra



Já Joel atenta para a composição dos produtos, que é muito importante para a eficácia deles tanto na pele quanto para a saúde mental. “Vale lembrar que para obter esses benefícios é importante garantir o uso de um óleo essencial 100% puro, tanto em misturas quanto em cosméticos que os contenham em suas formulações.”

Segundo o alquimista, alguns cremes tópicos podem aliviar a sensação de ansiedade, por exemplo. “Alecrim, hortelã e lavanda são um bom mix para cremes hidratantes corporais que auxiliam em casos de angústia, tristeza e depressão, proporcionam sensação de ânimo e vitalidade e também aliviam problemas respiratórios como asma, bronquite, tosse, pneumonia e falta de ar.”

A lavanda está bastante presente nos cosméticos naturais, e ela tem, além de benefícios psicológicos por ser calmante, ação bactericida. “Lavanda, cravo e melaleuca, que possuem ação antisséptica, melhoram a circulação, auxiliam na eliminação de toxinas e impurezas acumuladas no dia a dia e também atuam como um forte protetor energético”, completa Joel.

Para finalizar, ele explica quais as melhores formas de utilizar os óleos essenciais no dia a dia. “Podemos encontrar os óleos essenciais puros nas fórmulas de cosméticos, como em nossa cosmética natural e funcional da AlkhemyLab. Dessa forma, conferimos aos cosméticos com os cremes, por exemplo, o poder do óleos essenciais, trazendo todos os seus benefícios em igual eficiência e intensidade para o produto. Também é possível misturar algumas gotinhas do produto em um óleo carreador ou creme neutro para obter o efeito dos óleos.”

Veja também

+ Receita simples de bolo Red Velvet
+ Gabriel Medina torna-se alvo de sites de fofoca
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS