SÃO PAULO, 05 JUL (ANSA) – A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta quinta-feira (4) que cerca de 30 famílias foram evacuadas de suas casas por conta do risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu.   

A medida foi tomada pela empresa ArcelorMittal, operadora da mina, após um novo estudo com “premissas mais conservadoras” realizado na área. A mineradora atualizou o número de casas que seriam atingidas caso a barragem se rompesse e identificou que seria necessário retirar mais famílias do local.   

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil do estado, a estrutura da barragem está desde fevereiro no nível dois de alerta de risco. Na ocasião, 48 famílias deixaram suas residências.   

A ArcelorMittal pediu desculpas para as famílias e afirmou que “a segurança deve sempre vir em primeiro lugar”. Além disso, a mineradora destacou que “não houve nenhuma alteração no nível de emergência da barragem”.   

“A Mina de Serra Azul está realizando novas ações e estudos complementares para avaliar as opções para retornar ao plano de descomissionamento da barragem de rejeitos de maneira segura.   

Após conclusão das melhorias para recuperar o fator de segurança, que estão em andamento, a empresa irá executar o descomissionamento da estrutura”, explicou a empresa em uma nota.   

Além de Itatiaiuçu, o risco de rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, fez a Vale retirar mais de 400 pessoas de suas residências.(ANSA)