Risco de morte e cirurgias: como foi a internação do jogador Pedro Severino

Reprodução/TV Globo
O jogador Pedro Severino, após quase 100 dias internado por um grave acidente, recebeu alta Foto: Reprodução/TV Globo

Uma história de superação e esperança emocionou o público do Fantástico, da TV Globo, neste domingo. Após quase 100 dias internado, o jogador Pedro Severino recebeu alta do hospital, surpreendendo médicos e enfermeiros com sua recuperação. Ele sofreu um grave acidente de carro que afetou as conexões cerebrais e chegou a iniciar o protocolo para identificação de morte encefálica — interrompido após uma tosse que indicou sinais neurológicos.

Durante a internação no Hospital Unimed de Ribeirão Preto, Pedro passou por quatro cirurgias, incluindo uma reconstrução da caixa craniana. A evolução clínica foi acompanhada de perto por uma equipe multidisciplinar, e após 80 dias, ele reagiu pela primeira vez, acenando para pessoas que rezavam por sua melhora na porta do hospital. Para estimular a reabilitação, os fisioterapeutas adaptaram o tratamento ao universo esportivo de Pedro, montando até uma trave de futebol em seu quarto.

O coordenador da UTI, Gil Teixeira, explicou que ainda é cedo para afirmar o nível de recuperação que Pedro poderá alcançar, mas reforça que os avanços podem continuar por até dois anos após o trauma. O foco agora é na reabilitação motora e no resgate de funções cognitivas, com acompanhamento contínuo de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

Fora do hospital, Pedro já não precisa mais de sonda para se alimentar e segue com o tratamento em casa, cercado pela família. A história é um retrato comovente da força de vontade e do poder do cuidado humanizado na recuperação de traumas graves.