Rios continuam subindo na Austrália após ciclone que deixou dois mortos

Rios continuam subindo na Austrália após ciclone que deixou dois mortos

Os rios continuavam transbordando neste sábado na Austrália, depois que a passagem de um potente ciclone tropical causou chuvas torrenciais e deixou duas pessoas mortas e quatro desaparecidas.

A polícia de Queensland advertiu que na parte sul de Beenleigh, na cidade de Brisbane, o rio Logan alcançará a altura máxima de cheia à tarde, e que outras áreas mais ao norte também enfrentarão sérias ameaças.

O delegado Ian Stewart advertiu que “ainda há um risco maior para a comunidade em torno do Logan e (também) mais ao sul, devido às inundações”.

Às margens do rio Fitzroy, a localidade de Rockhampton, que tem uma população de 80.000 pessoas, preparava-se para inundações nunca vistas em quase um século. Stewart urgiu aos residentes das zonas mais baixas que deixem seus lares.

“Para quarta-feira, estaremos no ponto máximo em Rockhampton”, assinalou. “Vai haver um crescimento gradual, assim, peço às pessoas que saiam agora”, acrescentou.

A polícia de Queensland informou que atualmente há quatro desaparecidos, incluindo um homem de 77 anos.

O ciclone Debbie, de categoria quatro em uma escala de cinco, atingiu na terça-feira o nordeste da Austrália, provocando danos que ainda estão sendo avaliados.