Rio mantém policiamento reforçado após megaoperação contra CV

Governador Cláudio Castro disse esperar que a cidade recupere a normalidade nesta quarta

Policiais patrulham rua no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro
Policiais patrulham rua no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro Foto: AP

(ANSA) – BRASÍLIA, 29 OTT – O Rio de Janeiro amanheceu nesta quarta-feira (29) com o policiamento reforçado em diversos pontos da cidade, especialmente nas comunidades da zona norte, onde ontem foi realizada uma megaoperação contra o Comando Vermelho.

O governador Cláudio Castro (PL) disse esperar que a cidade recupere a normalidade ainda nesta quarta, considerando que, após esse tipo de ação contra o crime organizado, “há um primeiro dia de estresse, e a tendência é ir se acalmando”.  A previsão das autoridades é que todas as linhas de ônibus voltem a funcionar normalmente nesta quarta-feira, depois que mais de 90 veículos foram usados como barricadas por criminosos do Comando Vermelho durante os confrontos com a polícia.

A Operação Contenção deixou um saldo de ao menos 64 mortos, entre eles quatro policiais, e mais de 80 detidos, incluindo alguns importantes membros do CV. Na madrugada desta quarta, moradores do Complexo do Alemão levaram ao hospital local seis corpos encontrados em uma área de mata, o que elevaria para 70 o número de mortos nas ações, segundo informações divulgadas por diversos veículos de comunicação, ainda não confirmadas oficialmente pelas autoridades.

Castro, por sua vez, deve discutir a situação da segurança pública no Rio nesta quarta-feira com os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Rui Costa (Casa Civil), além de representantes da Polícia Federal. O governador fluminense solicitou ontem o apoio do governo federal e defendeu a participação das Forças Armadas nas ações contra o crime organizado. (ANSA).