Rio Grande do Sul tem 147 mortes e 125 desaparecidos; nível do Guaíba aumenta e pode bater recorde hoje

Rio Grande do Sul tem 147 mortes e 125 desaparecidos; nível do Guaíba aumenta e pode bater recorde hoje

O número de mortos no Rio Grande do Sul se manteve em 147, conforme o novo boletim divulgado pela Defesa Civil às 9h desta terça-feira, 14. Até o momento, 450 municípios foram afetados pelas inundações causadas pelas fortes chuvas.

De acordo com o levantamento, 125 pessoas seguem desaparecidas. Além disso, 76.884 pessoas estão em abrigos,  538.545 desalojados e 806 feridos.

Nível dos rios

O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, voltou a bater a marca de 5 metros nesta terça-feira, 14, chegando a 5,21m às 8h. A informação é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com projeções da Defesa Civil e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o nível do rio pode chegar a 5,6 metros hoje e superar o recorde de 5,33, registrado no último dia 6.

O Guaíba recebe as águas de diferentes bacias hidrográficas afetadas pelos temporais, como Taquari e Caí. As autoridades pedem que a população não retorne aos locais já inundados e permaneça em segurança.

Além do Guaíba, a Defesa Civil informou que o rio Jacuí está apresentando um pequeno repique de cheia entre Dona Francisca e Rio Pardo. Enquanto isso, os rios Taquari e Caí estão mostrando uma diminuição em seus níveis ao longo de seus percursos.

“Por outro lado,o rio dos Sinos está em elevação, e o rio Gravataí está seguindo o padrão do Guaíba”, informou o órgão.

“Quanto à Lagoa dos Patos, ela continua com níveis elevados, mas se observa um comportamento de estabilidade, tendendo para declínio lento dependendo da região”, diz a Defesa Civil.

* Com informações do Estadão Conteúdo