O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, 9, por meio de seu perfil oficial no X (antigo Twitter) que as primeiras estimativas de uma equipe técnica sugerem que serão necessários R$ 19 bilhões para reconstruir o estado após o fim da tragédia climática.
Até o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, às 9h desta quinta-feira, 425 municípios sofreram com danos relativos às chuvas e uma população de 1,4 milhão de pessoas foi afetada. Além disso, foram contabilizados 164,5 mil desalojados, 136 desaparecidos e 107 mortos.
+ Eduardo Leite: ‘O RS vai precisar de muito apoio, uma espécie de Plano Marshall’
+ RS: ‘Não é para o governo’, diz Eduardo Leite sobre dúvidas de Pix para doações
“O efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, declarou o governador na postagem, acrescentando que nas próximas horas, ações projetadas que contemplam as necessidades do Rio Grande do Sul serão detalhadas.
Confira a publicação na íntegra:
Os cálculos iniciais das nossas equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, R$ 19 bilhões para reconstruir o Rio Grande do Sul. São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 9, 2024