Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é colunista da revista Isto É. Começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Assina a Coluna com equipe de Brasília, Rio e SP.

Rio ganha 1° escritório regional da Organização Mundial do Turismo

Reprodução
Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro foi escolhido como cidade sede do 1° escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas e Caribe. A inauguração ocorre nesta quinta-feira (14), na sede da Fecomércio-RJ.

O ministro do Turismo, Celso Sabino e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participam do evento, ap lado do secretário-geral da entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Turismo, Zurab Pololikashvili.

O Rio de Janeiro foi escolhido porque é uma das grandes “portas de entrada do Brasil” no mundo, pelo Aeroporto do Galeão, e nao deixa assim de ser importante termômetro do setor do turismo brasileiro.

Até o final de 2023, o Estado ultrapassará a marca de 1 milhão de viajantes internacionais. Pelo Portal de Dados da Embratur, o Rio recebeu, entre janeiro e outubro deste ano, 948.563 estrangeiros.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a OMT e a Agência possuem sinergia em suas missões institucionais, por atuarem em ações para ampliar o fluxo de turistas internacionais com sustentabilidade ambiental e com incorporação tecnológica, com inovação.

“A abertura do escritório regional no Rio vai acelerar nossas parcerias em projetos importantes, como o estabelecimento de um índice de sustentabilidade aplicado ao turismo, com o monitoramento de indicadores locais como consumo de água, de energia, geração de resíduos, avaliação da atividade turística local e geração de empregos, conforme estabelecem os diretrizes definidas pela OMT”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A realização em 2024 de uma série de eventos internacionais relacionados à reunião do G20, em novembro próximo, também colaborou para o Rio ser escolhido. Além da sede da OMT, na Espanha, a entidade possui apenas um escritório regional na Arábia Saudita.