Rio de Janeiro tem vias interditadas e linhas de ônibus alteradas; veja recomendações

Rio de Janeiro tem vias interditadas e linhas de ônibus alteradas; veja recomendações

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 de atenção, o que significa risco de ocorrência de alto impacto, por conta da operação das polícias Militar e Civil deflagrada nesta terça-feira, 28,  na região dos complexos da Penha e do Alemão.

De acordo com o governo do estado, a ação mobiliza 2,5 mil policiais civis e militares para prender lideranças criminosas e impedir o fortalecimento do Comando Vermelho.

Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro, vias no entorno dos complexos do Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier, na zona norte; Freguesia, em Jacarepaguá; e Taquara, na zona sudoeste, passam por interdições temporárias em função de ocorrências policiais.

Segundo a Rio Ônibus, mais de 100 linhas tiveram os itinerários alterados. De acordo com a Mobi-Rio, os corredores Transbrasil e Transcarioca do BRT, além dos serviços de conexão do BRT, foram impactados pelas ocorrências.

As recomendações da prefeitura são:

  • Evite circular nas regiões impactadas pelas ocorrências policiais;
  • Permaneça em local seguro;
  • Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
  • Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android ou iOS
  • Se necessário, use os telefones de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).

A operação mais letal do estado

A operação cumprida nesta segunda-feira, 28, contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), é a mais letal da história. Os dados são do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF).

Até o momento, 81 pessoas foram presas e 64 morreram — entre elas quatro agentes. Um dos presos é Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quitungo”, apontado como “como 01 da comunidade do Quitungo” e o braço direito do criminoso conhecido como “Doca”, uma das lideranças da organização narcoterrorista Comando Vermelho.

Operações no Rio de Janeiro com mais mortos:

— 28/10/2025 – Operação no Alemão e na Penha – 60 mortos
— 05/2021 – Operação no Jacarezinho – 28 mortos
— 05/2022 – Operação na Penha – 23 mortos
— 06/2007 – Operação no Alemão – 19 mortos
— 07/2022 – Operação no Alemão – 17 mortos

A “Operação Contenção” visa combater a expansão territorial do Comando Vermelho e capturar lideranças criminosas do Rio de Janeiro e de outros estados. Os dois complexos abrigam 26 comunidades. Além das mortes e prisões, diversas armas foram apreendidas. A ação conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual.

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro.

Segundo o governo estadual, a ação também conta com forte aparato tecnológico e logístico, incluindo drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

*Com informações a Agência Brasil