Cultura

Rio de Janeiro sedia ‘Semana da Cozinha Italiana no Mundo’

SÃO PAULO, 26 NOV (ANSA) – A quinta edição da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo ( Semana da Cozinha Italiana no Mundo) acontece no Rio de Janeiro até o próximo dia 29 de novembro.   

O evento, que ocorre simultaneamente em diversas cidades ao redor do mundo, é realizado por iniciativa do Consulado da Itália no Rio de Janeiro, em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, o Instituto Italiano de Cultura, a Agência Nacional de Turismo da Itália (ENIT), os Supermercados Zona Sul e a Revista Comunità Italiana.   

Neste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a edição é feita principalmente no formato online, com diversas atividades para celebrar a culinária italiana na web. O foco principal é a valorização dos benefícios da dieta mediterrânea.   

A programação online inclui lives com personalidades e influenciadores digitais como Bela Gil, Miguel Falabella, Bruno Astuto, Chiara Civello, Dionísio Chaves, Danio Braga, João Vitti, Nicola Siri e Emilio Orciollo, que vão contar sua relação com a cozinha italiana e ensinar suas receitas preferidas.   

Além disso, os principais restaurantes da cidade criaram pratos especiais para ser servidos exclusivamente durante a Settimana, na tentativa de destacar a gastronomia regional do país europeu.   


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Entre os estabelecimentos participantes estão: Alloro al Miramar, Anna Ristorante, Artigiano, Bota, Casa do Sardo, Coltivi, Da Carmine, D’Amici, Gabbiano, Gioia, Grado, Il Leone, Ino., La Trattoria, Margutta, Nido, Posi? Mozza e Mare, Sult (com o chef convidado Luciano Boseggia), Vero Gelato Pizza e Cafe?.   

O evento gastronômico também contará com chefs italianos e brasileiros, que vão criar receitas inéditas com ingredientes típicos de ambos países e apresentá-las em lives direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura.   

Um e-book do livro digital “Cucina Nostra”, feito em conjunto com a Academia Italiana de Cozinha e que oferece receitas que representam cada uma das 20 regiões da Itália, poderá ser acessado gratuitamente pelo seguinte link: http://bit.do/vsettimana-ebook.   

Ação Social – Uma iniciativa social será realizada em parceria com o Refettorio Gastromotiva, espaço na Lapa que já transformou mais de 200 toneladas de alimentos em refeições gratuitas.   

A ação prevê a doação para 200 pessoas de um menu completo assinado pelos chefs Michele Petenzi, Silvio Podda e Bruno Marasco e produzido junto aos cozinheiros do Refettorio Rodrigo Sardinha e Suelen Parigi. A medida ocorre através da ONG ítalo-brasileira Il Sorriso Dei Miei Bimbi em parceria com a Associação Amigos da Vida, ambas localizadas na Rocinha. (ANSA)

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel