A cidade do Rio de Janeiro ganhou o Dia Municipal do Passeio Ciclístico, que será comemorado sempre no mês de setembro, no domingo seguinte ao início da primavera. Projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Arar, a data foi consolidada no Calendário Oficial da cidade na última semana pelo prefeito Eduardo Paes.

“É mais uma forma de entretenimento para a população carioca, uma atividade que alia atividade física e a contemplação da beleza da nossa cidade. Os passeios ciclísticos vão ter todo o apoio público, afinal de contas a bicicleta é um veículo de locomoção que é a cara do Rio de Janeiro, a cara do carioca”, destaca o vereador Marcelo Arar.

Um dos símbolos da sustentabilidade, a bicicleta ganhou ainda mais destaque durante a pandemia. Diversas cidades pelo mundo reformaram ciclovias tradicionais, construíram novas e adicionaram outras temporárias, tudo isso para otimizar a mobilidade e incentivar a diminuição do uso do transporte público.

Além de ser um dos principais veículos de transporte do mundo, a bicicleta se tornou, durante a pandemia, um dos principais aparelhos de exercício físico nos períodos em que as academias estiveram fechadas. Ademais, o número de entregadores de aplicativo cresceram exponencialmente no período.