Rinoplastia: como a plástica no nariz pode melhorar a saúde

Freepik
Foto: Freepik

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mesmo com a diminuição de procedimentos estéticos em 2020, devido ao auge da pandemia, a intervenção no nariz seguiu em alta. E embora o aperfeiçoamento da beleza seja o principal motivo de busca, a estética pode ser apenas consequência em alguns casos, que visam promover a saúde em determinadas pacientes.

+ Preenchedores ou bioestimuladores? Entenda as diferenças e indicações

+ Doença do Silicone: tudo o que você precisa saber

Ana Roxo, cirurgiã plástica especialista em rinoplastia, explica que a cirurgia pode tratar alterações estéticas e funcionais do nariz. “Durante o procedimento, devemos, também, tratar as alterações anatômicas que geram dificuldade respiratória, muita das vezes negligenciadas pelo próprio paciente, por desconhecer suas causas”, informa.

Segundo a especialista, problemas nasais podem atrapalhar a qualidade de vida em diversas situações, como praticar um exercício ou até mesmo na hora de dormir, provocando, inclusive, o ronco. Por isso, a correção funcional pode promover melhorias nesses aspectos, bem como tratar desvio de septo, diminuindo as crises de sinusite de repetição, por exemplo, e a hipertrofia dos cornetos, alteração também responsável pelos recorrentes entupimentos nasais.

Rinoplastia: como a plástica no nariz pode melhorar a saúde
Freepik

“Já entre os benefícios estéticos estão: a melhora do tamanho do nariz, seja do dorso nasal (giba) quanto da projeção (nariz longo, o famoso nariz de Pinóquio). A cirurgia pode, ainda, tratar narizes com a ponta muito caída (nariz de bruxa), refinar pontas muito bulbosas (nariz de batata), aumentar dorso muito baixos e afinar asas muito largas (narizes étnicos)”, esclarece a cirurgiã plástica.

A rinoplastia também pode ser indicada como tratamento para quem sofreu algum tipo de trauma ou fratura no local. Conforme Ana, uma lesão na região pode deixar diversas sequelas, como nariz torto, início de dificuldade respiratória e até dificuldade olfativa.

“A rinoplastia reconstrutora é capaz de restaurar o nariz, trazendo de volta a sua funcionalidade e a sua qualidade, e também proporcionando o seu formato simétrico, deixando a estrutura da face de uma forma mais harmônica”, complementa a médica.

Apesar dos benefícios para a saúde, nem todos os casos requerem uma cirurgia plástica, bem como não é necessário ter alguma condição nasal adversa para realizar o procedimento por estética. O ideal é procurar um profissional de confiança e especialista na área para a devida orientação.