Rihanna e Greta apoiam protesto e causam ira da Índia

ROMA, 4 FEV (ANSA) – A cantora Rihanna e ativista pelo clima Greta Thunberg causaram revolta no governo da Índia ao fazerem postagens em suas redes sociais apoiando os protestos de agricultores e fazendeiros contra uma série de novas leis para o setor.   

A artista citou uma reportagem da “CNN” e questionou “Por que não estamos falando sobre isso?”. A postagem gerou milhares de comentários e de engajamento, sendo o assunto mais comentado nas redes sociais da Índia.   

Na sequência, Thunberg também postou “solidariedade aos protestos dos cidadãos na Índia”. As duas mensagens fizeram com que o Ministério das Relações Exteriores publicasse um comunicado oficial acusando “personalidades estrangeiras” e “celebridades” de tentarem fazer “sensacionalismo”.   

“Recorrer a comentários e hashtags sensacionalistas nas redes sociais, especialmente por celebridades e outros, não é precisa ou responsável”, disse ainda a nota. Segundo a pasta, as leis agrícolas foram aprovadas após “um amplo debate e discussão” no Parlamento.   

O ministro do Interior, Amit Shah, também se manifestou nas redes sociais dizendo que esses ataques à Índia “são propagandas” e que “nada vai parar a união” nacional.   

As manifestações já estão ocorrendo há mais de dois meses, com milhares de pessoas, porque os produtores acusam o governo de Narendra Modi de abrir espaço para a inciativa privada e retirar a proteção do setor produtivo do país. O premiê até ofereceu a suspensão das leis por 18 meses, mas os líderes pedem que elas sejam anuladas.   

Em diversos dias, as manifestações acabaram em violência das autoridades contra os fazendeiros e agricultores e sindicatos estão denunciando o corte de energia elétrica e água nas cidades onde os atos estão maiores. (ANSA).