No segundo jogo do novo ciclo de Tite no comando da Seleção, o Brasil confirmou a superioridade e goleou El Salvador por 5 a 0, nesta terça-feira, em partida com muitos testes, três assistências de Neymar e atuação convincente de Richarlison.

O jovem atacante marcou duas vezes, aos 15 minutos do primeiro e aos cinco do segundo tempo, e sofreu pênalti para Neymar abrir o caminho da vitória logo aos dois da etapa inicial. Ainda antes do intervalo, Philippe Coutinho deixou o dele aos 29 após receber passe do camisa 10, que cobrou escanteio para Marquinhos fechar o placar aos 44 do segundo tempo.

Os próximos compromissos do Brasil serão realizados na Arábia Saudita. Dia 12 de outubro a equipe encara a anfitriã e quatro dias depois tem o clássico sul-americano contra a Argentina, em partida que terá força máxima. No ano que vem, a seleção pentacampeã vai sediar a Copa América, primeiro grande evento do novo ciclo.

Depois de vencer o primeiro duelo pós-Copa do Mundo ao superar os Estados Unidos por 2 a 0, Tite viu na partida contra os centro-americanos a oportunidade de fazer observações. Neto, Éder Militão, Arthur, Richarlison, Dedé e Alex Sandro foram os novos nomes no time titular, e o novo camisa 9 logo mostrou serviço assim que a bola rolou.

– Richarlison aproveita chance –

Aos dois minutos, Richarlison recebeu enfiada de bola de Neymar dentro da área e foi derrubado pelo zagueiro, sofrendo pênalti. O camisa 10 cobrou com tranquilidade e deslocou o goleiro para abrir o placar aos três minutos do primeiro tempo. Foi o 59º gol do craque pela Seleção.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O ritmo da partida era tranquilo, com o Brasil dominando a posse de bola e sem sofrer com o adversário. Aos 15 minutos, a dobradinha Neymar-Richarlison voltou a funcionar, com o jogador do PSG tocando para o atacante do Everton bater de primeira da entrada da área e acertar bonito chute cruzado no ângulo do arqueiro. Foi a primeira vez que balançou as redes Richarlison, que aproveitou o corte de Pedro para mostrar serviço a Tite.

O domínio brasileiro era absoluto. Aos 21 minutos, Neymar carimbou o travessão após passe de Philippe Coutinho. Oito minutos depois, a jogada se inverteu e o meia do Barcelona recebeu passe açucarado na meia lua para, totalmente livre, escolher o canto esquerdo para marcar o terceiro gol brasileiro.

O primeiro tempo terminou com a vantagem por 3 a 0, que poderia ser maior caso o Brasil colocasse mais intensidade. Neymar participou de todos os gols, mas também tentou lances de efeito no meio de campo com pouca objetividade, demonstrando pouco respeito pelo adversário. O camisa 10 também levou cartão amarelo ao cair na área e o árbitro interpretar simulação do craque.

– Muitos testes –

Na volta do intervalo, Tite já realizou mudanças e mandou a campo o zagueiro Felipe e o volante Fred, respectivamente nas vagas de Dedé e Casemiro. Após cinco minutos de pouca ação, Coutinho tentou jogada individual e foi desarmado dentro da área. Richarlison aproveitou a sobra e encheu o pé canhoto para fazer seu segundo gol na partida.

Depois de marcar duas vezes, Richarlison deu lugar a Lucas Paquetá. Willian e Everton também entraram nas posições de Douglas Costa e Coutinho, com o atacante do Grêmio acertando a trave em sua primeira tentativa.

Sem grandes aspirações na partida, Tite passou a realizar mudanças táticas. O treinador experimentou Militão como zagueiro, deslocando Marquinhos para a lateral direita. No ataque, Everton e Willian inverteram os lados e Neymar passou a ser a referência.

Pouco antes do final do jogo, Neymar cobrou escanteio na cabeça de Marquinhos, que subiu com muita liberdade dentro da área e fechou a conta. Foram três assistências do camisa 10 em todo jogo.

fa


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias