O ex-jogador Ricardo Rocha vai comentar jogos da Copa do Mundo pela Fox Sports

“Fui campeão do mundo, joguei duas Copas. Vou falar de seleção brasileira, que já representei”. A frase é de Ricardo Rocha, ex-zagueiro, tetracampeão mundial e atual coordenador de futebol do São Paulo, explicando os motivos que o levaram a aceitar o convite da Fox Sports para comentar alguns jogos da Copa do Mundo da Rússia e participar de alguns programas. Ele consultou o presidente tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, que deu o sinal verde.

As primeiras participações vão ocorrer no período entre 12 e 25 deste mês, quando o time do São Paulo estará de folga. Depois, ele vai conciliar o trabalho no CT da Barra Funda com mais alguns eventos. Rocha acha inclusive que esta observação dos jogos na Rússia pode enriquecer seu entendimento do que há de mais atual nos sistemas táticos de diversos selecionados. “Em 2014, eu vi a Costa Rica atuando com o sistema de cinco defensores. Vi também a Holanda reutilizando esquema com três zagueiros. São formações que hoje aparecem no futebol mundial”, disse.

Rocha lembra que o francês Arsène Wenger,  técnico do Arsenal por 22 anos, comentou jogos de Copa do Mundo “in loco”. “Ele esteve no Brasil comentando para uma televisão francesa”, afirmou. Ricardo reforçou o discurso de que este acerto com a Fox não atrapalhará seu trabalho no futebol do São Paulo. “Claro que não”, garantiu;

Ele não irá à Rússia. Vai comentar alguns jogos (no mínimo cinco) do estúdio da Fox no Rio de Janeiro, onde Ricardo tem residência e família. Fora isso, vai ficar no São Paulo, time que perdeu Marcos Guilherme nesta semana. O jogador retornou para Curitiba porque o Tricolor não entrou em acordo com o Atlético Paranaense, dono dos direitos econômicos do atleta. Á gente, a princípio, não deve contratar substituto. “Vamos ver como jovens, como o Paulo Bóia, se saem”, disse o coordenador.