O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta sexta-feira, 27, o atual prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando (sem partido), como secretário de Segurança Urbana da cidade.
Em um vídeo publicado no Instagram, Morando afirmou que espera “trazer bons resultados de experiências bem-sucedidas” que teve durante gestão na cidade do ABC Paulista, como o programa “Noite Tranquila”.
+ Prefeito de São Bernardo do Campo pede a prisão do presidente da Enel
+ Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando declara apoio a Simone Tebet para a Presidência
O programa mencionado por Morando consiste no uso das polícias Militar e Civil em operações de bloqueio a veículos equipados com aparelhagem de som aos fins de semana, além do combate a “pancadões” e festividades periféricas que, muitas vezes, geram ocorrências de perturbação.
Recentemente, Morando deixou o PSDB e criticou os membros da sigla, afirmando que os valores da legenda haviam sido feridos. “Expuseram práticas incompatíveis com os princípios da ética e da democracia, nos comandos de Eduardo Leite, Aécio Neves e Paulo Serra”, pontuou.
Morando tentou eleger a própria sobrinha, a candidata Flávia Morando (União Brasil), na disputa para o cargo na Prefeitura de São Bernardo, mas a candidata saiu derrotada das eleições municipais de 2024. A política apoiada pelo prefeito terminou em quinto lugar, com 21,38% dos votos no primeiro turno.
A esposa do novo secretário da Segurança da capital paulista, Flávia Morando (PSDB), é deputada estadual na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e nomeou Flávia como secretária especial parlamentar após a sobrinha perder as eleições.