Em novembro de 2021, a Prefeitura de São Paulo lançou uma versão digital do RGA (Registro Geral do Animal), obrigatório por lei no município desde 2011, e oferecido gratuitamente pela Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico). As informações são do site Vida de Bicho.

O documento é timbrado e numerado, e apresenta dados do animal e do tutor. O pet registrado recebe também uma plaqueta com um número de registro que deve usar permanentemente presa à coleira, e que ajuda na identificação dos tutores caso o animal se perca.

Para solicitar a emissão do documento, os tutores devem comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários: RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Já para solicitar a versão eletrônica, o processo é todo feito online. Basta acessar este site, e entrar na aba “Animais” e, na sequência, em “Registro Geral do Animal (RGA) – Solicitar identidade do animal”.

A mesma documentação solicitada na versão física é exigida para a versão digital, mas basta que sejam digitalizadas e inseridas no portal da prefeitura durante a solicitação.

Após todo o processo, o tutor deve escolher uma praça de atendimento da prefeitura para retirar a plaqueta do animal. A carteirinha digital é encaminhada por e-mail, e também há a possibilidade de baixar o arquivo para impressão.