Review: com Rayssa Leal, jogo Tony Hawk’s 3+4 rema em nostalgia, mas com ares de 2025

Game, lançado para vários consoles, é um 'presente' para que viveu e jogou nos anos 2000

Rayssa Leal
Rayssa Leal no jogo Tony Hawk's Pro Skater 3+4 Foto: Divulgação

Muitos adolescentes dos anos 2000 foram impactados com a MTV Brasil, que despejava cultura americana, com muito hip hop, pop punk, hardcore e skate, sem contar em programas importados, como Jackass e afins. E o game que reunia boa parte dessa miscelânia à época era a franquia Tony Hawk’s Pro Skater. O jogo, agora, recebeu um remake duplo, das versões 3 e 4, originalmente lançadas em 2000 e 2001, respectivamente.

Lista de skatistas tem Rayssa Leal

Ao todo são mais de duas dúzias de skatistas para escolher, incluindo 21 que retornam, oito novos e alguns “secretos”. A lista engloba, claro, Tony Hawk, além de Nyah Huston, Shane O’Neill, Aori Nishimura, Geoff Rowley, Bucky Lasek, Steve Caballero, Chad Muska, Eric Koston e Rodney Mullen, para citar.

Entre os atletas jogáveis estão os seguintes brasileiros: Bob Burnquist, a medalhista olímpica Rayssa Leal e a campeã de skate street Letícia Bufoni.

Outra opção é criar o seu próprio skatista. Há diversas características para estilo de cabelo, maquiagem, roupas, shapes, rodinhas e por aí vai. O jogador também pode desbloquear várias customizações ao adquirir o dinheiro do jogo nas missões.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4

Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4

+ Donkey Kong Bananza é o jogo do ano para Nintendo Switch 2
+ Sem representação no Brasil, Nintendo é notificada pelo Procon-SP

Pistas clássicas e novas

Há 19 pistas ao todo, que englobam versões repaginadas da Metalúrgica, Canadá, Rio, Subúrbio, Aeroporto, Skater Island, Los Angeles, Tóquio, Navio de Cruzeiro, Faculdade, São Francisco, Alcatraz, Kona, Estaleiro, Londres e Zoológico.

É possível jogar no modo Carreira e habilitar as pistas. Aqui você deve fazer combos de manobras para buscar pontuações altas e realizar pequenas missões em apenas 2 minutos por sessão. Outra possibilidade é apenas curtir, sem tempo, no modo Estilo Livre.

Agora se você quiser fazer a sua própria pista, tem o modo Create-A-Park, que oferece personalização de obstáculos, corrimão e rampas.

Tony Hawk's Pro Skater 3+4

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4

Multiplayer

O multiplayer suporta até oito skatistas ao mesmo tempo, que pode ocorrer entre as plataformas, partidas privadas e locais. No multiplayer local também é possível jogar os modos Horse e Pega-Pega.

Review: com Rayssa Leal, jogo Tony Hawk's 3+4 rema em nostalgia, mas com ares de 2025

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4

Veredicto de Tony Hawk’s 3+4

O Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 é um presente aos entusiastas da série original. Apesar de não ser tão realista, ele adiciona um belo tapa no visual, com jogabilidade bem fluida.

A versão testada foi a de Nintendo Switch, que roda um pouco abaixo dos consoles de atual geração, mas não deixa de ser muito boa. Os loadings (carregamentos do jogo) são levemente demorados, mas nada que estrague a experiência. A trilha sonora é algo a parte e mescla músicas antigas com novas: Motörhead – Ace of Spades; Alice In Chains – Them Bones, Adolescents – Amoeba, De La Soul – Rock Co. Kane Flow (feat. MF DOOM), RUN-D.M.C. – My Adidas, The Toy Dolls – She Goes to Finos, entre outras.

Vale destacar que o jogo está traduzido e localizado para o português do Brasil. Os personagens nas telas falam com o jogador, então a interatividade concede uma imersão bem gostosa.

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 promete agradar os fãs antigos e novos e é bem intuitivo para qualquer idade. Desenvolvido pela equipe da Iron Galaxy Studios, THPS 3 + 4 é vendido para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC (via Steam, Battle.net e Microsoft Store), Nintendo Switch e Switch 2, além de Game Pass.

Preço online no Switch: R$ 269,90

Assista abaixo um pouco mais do game rodando:

O jogo foi disponibilizado pela publisher Activision para teste*