Reunião de 10 países para proteger atum vermelho termina sem acordo

Reunião de 10 países para proteger atum vermelho termina sem acordo

Dez nações da Ásia e do Pacífico reunidas nesta semana no Japão concluíram suas negociações nesta sexta-feira sem chegar a um consenso sobre as medidas a serem adotadas para proteger o atum vermelho, algo que os defensores do meio ambiente denunciaram.

Japão, China, Estados Unidos, Fiji, Vanuatu, Canadá, Coreia do Sul, Filipinas, Ilhas Cook e Taiwan, membros da Comissão de Pesca do Pacífico Ocidental e Central (WCPFC), “não conseguiram entrar em acordo” após cinco dias de diálogos na cidade de Fukuoka (sudoeste), indicou a agência japonesa encarregada da pesca em um comunicado.

As associações ecologistas demonstraram sua frustração e o Greenpeace julgou que o resultado é “extremamente lamentável, já que as reservas de atum vermelho encontram-se em estado de emergência”.

Quase 60% das capturas de atum no mundo são feitas no Pacífico. Diante da diminuição das reservas, a Comissão decidiu no ano passado regular a pesca, algo que queriam fixar nesta reunião.

As negociações serão retomadas em setembro do ano que vem na Coreia do Sul, disse à AFP um responsável japonês, Kazuya Fukaya.