O ano de 2023 de Neymar foi bastante agitado, com o jogador de futebol estampando mais notícias sobre sua vida pessoal, do que propriamente sobre futebol.
Lesões e mudança de time
Ver essa foto no Instagram
Em fevereiro, quando ainda fazia parte do Paris Saint-Germain, Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito durante uma partida contra o Lille pelo Campeonato Francês. O jogador passou por uma cirurgia e ficou quatro meses fora dos gramados.
No dia 15 de agosto, poucas semanas após se recuperar, o jogador foi anunciado como o novo camisa 10 do Al-Hilal, time da Arábia Saudita. Com contrato de dois anos, Neymar tem um salário total de 320 milhões de euros (cerca de R$ 1,7 bilhão), incluindo luvas e acordos comerciais.
Em outubro, durante uma partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa, ele rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. No começo de novembro, passou por cirurgia e segue em recuperação.
Relacionamento marcado por traições
Em janeiro, Neymar e Bruna Biancardi reataram o namoro, após seis meses separados. Em abril, anunciaram a espera do primeiro filho juntos, e garantiram que a gravidez foi planejada.
Em junho, o casal comemorou o Dia dos Namorados. Horas depois, Neymar saiu para se encontrar com uma amante, a modelo Fernanda Campos. Logo, o caso veio à tona, e em poucos dias o jogador publicou uma carta aberta para Bruna no Instagram.
“Bru, faço isso por vocês dois ou duas e por sua família. Justificar o injustificável. Não precisava. Mas eu preciso de você na nossa vida. Vi o quanto você foi exposta, o quanto você sofreu com tudo isso e o quanto quer estar ao meu lado. E eu ao seu lado. Errei. Errei com vocês. Arrisco dizer que erro todos os dias, dentro e fora dos campos. Só que os meus erros, na vida pessoal, resolvo em casa, na minha intimidade, junto a minha família e amigos”, escreveu o jogador.
A carta de reconhecimento, entretanto, não surtiu efeito. Em setembro, Neymar foi visto em uma balada em Barcelona, na Espanha, acompanhado de uma mulher. Após a repercussão, Bruna, que estava grávida, se pronunciou pela primeira vez, dizendo estar “decepcionada”.
Em novembro, o relacionamento chegou ao fim. A informação foi confirmada por Bruna. “Este é um assunto particular, mas, como diariamente me relacionam a notícias, suposições e piadas, informo que não estou em um relacionamento. Somos pais da Mavie, e essa é a razão do nosso vínculo. Espero que assim parem de me relacionar com as frequentes notícias. Obrigada”, esclareceu ela.
Ausência no nascimento da filha
Em junho, no auge da polêmica da traição de Neymar com Fernanda, Bruna e o jogador realizaram o chá revelação e descobriram que seriam pais de uma menina. Pouco depois, anunciaram o nome da filha: Mavie.
A bebê nasceu na madrugada no dia 6 de outubro, em São Paulo. Neymar, que estava na Arábia Saudita, não participou do parto. Contudo, chegou ao hospital pela manhã.
Alvo de investigações
A Polícia Civil e a Prefeitura de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, realizaram, em junho, uma operação na casa do jogador, por conta de uma denúncia de crime ambiental em uma obra que estava sendo feita na mansão do atleta, localizada no condomínio Aero Rural. A construção irregular resultou em uma multa de R$ 16 milhões.
Em dezembro, uma reportagem do “Fantástico” expôs denúncias e investigação contra a casa de apostas online Blaze, propagada famosos, incluindo Neymar. A plataforma, que tem todos os jogos ilegais no Brasil, é suspeita de estelionato. Segundo a reportagem, “as punições para a prática podem atingir empresas, apostadores e quem faz a divulgação”, como o jogador.
Parceria com Virgínia Fonseca
Ver essa foto no Instagram
Para finalizar o ano: mais uma polêmica! Em dezembro, Neymar anunciou uma parceria profissional com a influenciadora Virgínia Fonseca, sócia da WePink, a empresa de produtos de beleza. Juntos, eles lançaram um perfume do jogador.
A novidade ganhou uma campanha de Natal, que deu o que falar. No vídeo, Virgínia deixa de lado o marido, Zé Felipe, e presenteia Neymar com o perfume nomeado “Blessed” (“abençoado”, na tradução do inglês) – palavra tatuada no pescoço do jogador -, com fragrância descrita como “a essência da ousadia e alegria contagiante”, bordão do atleta.
Logo, internautas passaram a chamar Neymar de “ex-jogador” e “subcelebridades”. Alguns, inclusive, alertaram Zé Felipe, destacando a fama de infiel do atleta.