Neste sábado, 27, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que tem pressa para retomar a reforma agrária.

“O tempo político nosso é o tempo da pressa. A bandeira política nossa é a reforma agrária”, enfatizou em discurso no encerramento do encontro da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

+ MST diz que retomada da reforma agrária pode combater a pobreza

Vale destacar que o encontro reuniu, ao longo da semana, dirigentes do movimento na Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema, na Grande São Paulo. O espaço é um centro de formação do MST, que comemora 40 anos de fundação.

Em coletiva mais cedo, os representantes dos sem-terra reclamaram dos poucos avanços na redistribuição de terras durante o primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, o ministro diz que quer superar os obstáculos e conduzir um programa que garanta terras para as famílias camponesas.

“Sobre a reforma agrária, nós vamos tocar em todos esses pilares da dificuldade histórica do Brasil. Nós já estamos preparados para desencadear esse processo de reforma agrária”, disse.

Também participaram do evento os ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria de Governo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.